Kidinjury

Asfixia ou engasgo: saiba salvar uma criança que engasgou

26 26692

Todos nós já tivemos um episódio destes em nossas vidas e a realidade é que quando o caso é grave temos que ser rápidos e assertivos para ajudar.

 

Conhecida por manobra de Heimlich, varia consoante a idade da criança, consiste no salvamento no caso de risco de asfixia, desobstruindo as vias respiratórias, expelindo o objecto.

Atenção! Todo o cuidado é pouco e só será eficaz se bem feita.

Leia com atenção:

Ao depararmos-nos com a criança sufocada, devemos imediatamente virá-la de cabeça para baixo, batendo-lhe nas costas entre 5 a 8x, e sempre com a parte mais relevante da sua palma.

Se a manobra não chegar para expulsar o objecto preso, deve comprimir-lhe o tórax, com a criança virada de barriga para cima até que  objecto seja expulso.

Verifique que a criança está bem e a respirar normalmente e em caso de dúvida, não hesite em levá-la a um centro hospitalar.

Esta técnica fará toda a diferença no momento de salvar um vitima, sendo uma mais valia para todos os pais que nestes momentos de aflição não sabem como reagir.

Só nos Estados Unidos, 40% dos pais afirmaram não saber qual a técnica a usar em caso de asfixia, portanto não seja mais um e ponha os olhos no video que vou deixar em baixo, lembrando-se sempre que não há ser mais indefeso do que a criança:

 

Asfixia

 

FONTE: dicasonline

DATA: [2016/05/05]

CATEGORIA: Dica da Semana

Contactos

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, por favor utilize o nosso formulário de contacto. Agradecemos desde já o seu contributo.